Blog


Mostras e feiras trazem o melhor da arquitetura, design e decoração em 2021

Publicado em 17 de Maio de 2021 às 03:05 PM

Não é à toa que os grandes polos de design e decoração no Rio de Janeiro estão na Barra ou perto dela. Quem escolhe o bairro como espaço para viver o tempo livre e os momentos dedicados à família e amigos certamente quer qualidade de vida. Hoje, mais do que nunca, uma casa pensada para acolher você e quem você ama a maior parte do tempo precisa ter o clima certo, aquele que só o design, a arquitetura e a decoração proporcionam.


No que diz respeito à arquitetura, a Barra tem destaque óbvio: em franco crescimento na última década, boa parte dos novos imóveis construídos no Rio de Janeiro estão na Grande Barra. Os traços mais recentes da arquitetura mundial estão ali. Isso, no Rio de Janeiro, não é pouco. A cidade foi escolhida como sede do maior evento da arquitetura mundial. 


A 27ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos, com o tema Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21 escolheu o Rio por representar o conceito de Cidade 21, atenta ao ambiente, ao clima, aos bons espaços, à redução das desigualdades intraurbanas, tendo o cidadão como foco. Juntamente com o congresso acontecerá a UIA Rio EXPO, uma feira com mais de 10 mil metros quadrados e expectativa de cerca de 15 mil visitantes por dia.  


Mas o toque final, seja fazendo você mesmo ou contratando um profissional para o trabalho, é sem dúvida da decoração. E seja para ajudar a guiar o seu arquiteto ou decorador, ou para escolher pessoalmente qual cara terá o seu cantinho pessoal no próximo ano, os grandes eventos do setor sempre ajudam bastante.


Em 2021 a agenda dos eventos foi fortemente impactada pela crise sanitária mundial. Foram muitas remarcações de datas e locais, justamente em um momento em que o mundo inteiro olha para dentro de suas casas, agora um refúgio seguro e, para muitos, espaço de trabalho.  


Foi nesse clima que aconteceu aquela que é considerada a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, o CASACOR 2021. Celebrando os trinta anos do evento, o icônico palacete Brando Barbosa, no Jardim Botânico, cercado por 12 mil metros quadrados de Mata Atlântica, abrigou 38 espaços assinados por arquitetos cariocas como Chicô Gouvêa, Lia Siqueira e Patrícia Marinho. 


Fonte: https://casacor.abril.com.br

Fonte: https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro

 Fonte: https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro/#101454

Fonte: https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro


Pensado como uma experiência híbrida, parte do evento aconteceu em plataforma digital, com uma tour virtual pelos ambientes. No casarão as visitas eram agendadas e duravam duas horas, durante as quais cada visitante percorria os ambientes internos, com o acesso livre ao jardim no final. O espaço foi escolhido pensando também na segurança: além do amplo espaço ao ar livre, dezenas de portas balcão e janelas abertas, além de cinco metros de pé-direito, garantiram uma boa circulação de ar. Máscaras e higienização das mãos também eram obrigatórias.


Outra feira tradicional da cidade que comemora uma data importante é a Mostra Artefacto, que completa 45 anos na Mostra Rio de Janeiro 2021. Com o tema 45 anos com DNA Natural, o showroom em exposição no CasaShopping traz ambientes de alguns dos mais reconhecidos profissionais do circuito nacional, que tinham como desafio propor uma reconexão direta com a natureza de forma autêntica, instintiva, nativa, orgânica, pura e simples. A Mostra pode ser acompanhada no site da artefacto ou nas redes sociais. A revista Artefacto Rio de Janeiro você confere aqui. 


Já a Campinas Decor, inicialmente marcada para fevereiro, acabou não acontecendo. A mostra, que geralmente acontece em maio e junho, já havia sido cancelada em 2020, mas as obras de infraestrutura no espaço onde iria acontecer a edição de 25 anos do evento, o prédio histórico do Colégio Técnico de Campinas, gerido pela Unicamp, foi entregue em fevereiro em cerimônia transmitida pela internet. Estão planejados para a área 60 ambientes internos e externos com o melhor da decoração, mobiliário, iluminação, automação residencial entre outras tendências. Ainda não há data marcada para o evento, mas a produção espera que possa acontecer ainda em 2021.     


Embora ainda lidando com incertezas, a agenda de 2021 segue contando com datas importantes. Em agosto acontecerá em São Paulo a Expolux, que é considerada a principal feira de iluminação da América Latina. São 14 setores da iluminação, desde a cênica até a caseira, com destaque para novas tecnologias. Para quem vai além da decoração e gosta de transitar pela zona entre a arquitetura e a construção, o chamado mix de setores, a Feicon Batimat promete trazer as melhores tendências em telhados, coberturas, impermeabilização, tintas, instalações de aquecimento e refrigeração, segurança e automação, além de portas, janelas e produtos para área externa e lazer.  A Feicon está marcada para 14 a 17 de setembro, em São Paulo.


Mais que adaptar eventos tradicionalíssimos, a pandemia impôs a necessidade de se reinventar por completo. O Salão do Móvel de Milão, principal evento de design do mundo, está marcado para os dias 5 a 10 de setembro. Também cancelado em 2020, o evento promete trazer este ano uma edição inovadora e única. Será menor que o de costume: o evento que comemora seis décadas da feira ocupará no máximo três pavilhões da Rho Fiera. Segundo os organizadores, mostras e roteiros temáticos serão integrados a produtos que vão dialogar com uma plataforma digital inédita. 


Segundo o anúncio, o objetivo será “retomar o fio de um discurso interrompido na presença, mas não na relação, no contato com o mercado, profissionais, clientes ou simples entusiastas”. Seja qual deles você for, fique atento às mudanças de datas e esteja pronto para experiências novas não só no design, mas em formatos e tecnologias, na sua busca pelo lar perfeito para você e seus amores.

 

Voltar